Blogs ainda são uma poderosa ferramenta B2B

65% das empresas B2B de diversas regiões do mundo utilizam blogs para fins de marketing de conteúdo, o que representa um aumento de 27% em relação 51% dos entrevistados que haviam afirmado o mesmo em 2010, de acordo com um estudo apresentado em dezembro de 2011 pela MarketingProfs. Dados do “B2B Content Marketing: 2012 Benchmarks, Budgets & Trends” ainda mostram que artigos (79%) e mídias sociais (74%) são as táticas mais utilizadas, enquanto as newsletters (63%), estudos de caso (58%), palestrantes de eventos (56%), vídeos (52%) e white papers (51%) também são utilizados por mais da metade das empresas, com os dois últimos registrando um aumento respectivo de 41% e 42% no ano a ano.
Por outro lado, as revistas impressas apresentaram queda de popularidade, diminuindo de 42% registrados em 2010 para 31% este ano. De forma similar, as peças gráficas impresas (flyers / folders) são atualmente utilizadas por apenas 1 em cada 5 empresas, abaixo dos 25% registrados no ano anterior. No geral, o emprego do marketing de conteúdo se manteve estável ao longo de 2011, sendo utilizado por 90% dos comerciantes B2B.

Quanto maior a empresa maior o número de táticas

Este ano, as maiores empresas (aquelas com mais de 1000 colaboradores) abordaram em média 9 diferentes táticas de marketing de conteúdo, enquanto as pequenas empresas (aquelas com menos de 10 trabalhadores) empregaram apenas 6. As companhias de maior porte também utilizam as táticas com maior frequência que suas contrapartes, com o uso de white papers (67% versus 35%), webinars (60% versus 28%) e microsites (54% versus 16%). No entanto, a pequenas e médias empresas são mais propensas a utilizar artigos e mídias sociais (não incluindo blogs) mais frequentemente.

Twitter lidera o uso de redes sociais entre as B2B

74% das empresas B2B globais afirmam utilizar o Twitter para distribuir seu conteúdo, crescimento de 35% em relação aos 55% dos entrevistados que haviam afirmado o mesmo no ano anterior. O LinkedIn aparece como segundo neste quesito, sendo utilizado por 71% dos comerciantes, seguido de perto pelo Facebook (70%) e YouTube (56%).

Apenas metade dos comerciantes B2B que aplicam o marketing de conteúdo nas mídias sociais acreditam que elas sejam eficazes. No entanto, os resultados são muito próximos de outros canais muito utilizados, como artigos (51%), microsites (56%) e blogs (58%). Dentre os métodos considerados mais eficazes pelos entrevistados, palestrantes de eventos (78%), webinars (70%), e estudos de caso (70%) foram os mais lembrados, enquanto cerca de 3 em 5 que empregam vídeos, newsletters e white papers confiam em seus respectivos desempenhos.

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